Tenho formação sólida em diversas áreas: Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas (1993-1996), Formação em Psicanálise Clínica pela Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro (Conveniada com a Universidad de Plueblos da Europa – Málaga, Espanha) e com a Sociedade Científica de Psicanálise Insight (Filiada a UK PSICHOANALYTICAL SOCIEYTY-LONDON). Possuo graduação em Pedagogia plena que me qualifica a atuar na docência, administração e gestão escolar pela Universidade de Sorocaba (2005), mestrado em educação pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Possuo dois pósdoutorado em Educação. Um pela Universidade de São Paulo (2018) e outro pela Universidade de Sorocaba (2020). Atuei como diretor acadêmico, comercial e administrativo em várias Faculdades do Grupo Universidade Brasil e UNIESP/SA (TIETÊ, ITU, SOROCABA, IBÍUNA, VARGEM GRANDE, SÃO ROQUE) por mais de 15 anos.
Tenho formação em Psicanálise Clínica e atuo como profissional da área há 26. Atuei há 23 anos no mercado de trabalho como diretor e presidente de várias Empresas, Instituições do Ensino Superior e Terceiro Setor. Como professor universitário tenho experiência na graduação e pós-graduação. Como diretor acadêmico, administrativo e comercial possuo experiência em reestruturação de Empresas e Faculdades, realizando otimização de processos, gestão de pessoas, projetos educacionais, planejamento de marketing digital, análise de mercado, planos de negócios, planejamento estratégico, diagnóstico empresarial, análises de riscos, diagnóstico da cultura organizacional, análise de swot, elaboração de plano de ações visando redução de custos, implantação e organização de processos que potencializam a lucratividade das empresas, treinamentos, cursos de formação empresarial e educacional. Convênios com empresas, prefeituras e Igrejas. Tenho experiência na elaboração de estratégias de crescimento, marketing de conteúdo e implantação projetos de acordo com os problemas da empresa. Sempre realizando projetos de ações que visam o aumento de faturamento, acompanhando as metas e objetivos e prospecção de novos leads (novos clientes e fidelização dos mesmos).
Um exemplo que cito quando comecei como diretor de administrativo, acadêmico e comercial da Faculdade de Tietê foi a restruturação da Faculdade. Quando o grupo UNIESP comprou a faculdade tinha apenas 150 alunos. Após 5 anos de trabalho de reestruturação, visita às prefeituras da região deixei a faculdade com 1.700 alunos. Por todas as faculdades que passei pelo grupo bati as metas estabelecidas. Na área educacional desenvolvo atividades, tais como: diagnósticos da organização, análise de mercado, estratégias de melhorias e crescimento, projetos de prospecção de novos alunos (novos clientes), regulamentação documental e implantação de escolas e Faculdades. Realizo palestras sobre diversos assuntos em Universidades, Escolas, Prefeituras, Empresas e Instituições do Terceiro Setor. Além disso, sou Avaliador do MEC, atuando na autorização de novos cursos, reconhecimento de cursos e recredenciamento de Faculdades e Universidades. Através da minha empresa Ibsolution Consultoria Empresarial e educacional fiz consultorias há diversas empresas. Uma das últimas consultorias foi para o Instituto de Psicanálise Gold organiuzação a Pós Graduação em Psicanálise reconhecida pelo Mec em parceria com UNIFIL. Faço consultoria Educacional ofereço às Prefeituras cursos de formação e aperfeiçoamento de professores. Pela
Atuei também por 25 anos como pastor Presbiteriano na Igreja Presbiteriana de Sorocaba e como professor de História no Seminário Presbiteriano do Sul até 2022.
Formado como Pedagogo atuei e ainda atuo como professor do Ensino Superior e pós-graduação. Dando aulas de psicologia do desenvolvimento, psicologia da educação, introdução a psicanálise, sociologia, filosofia e história). No campo da psicanálise atuo desde 1997 não só em consultório, mas também em empresas.
FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FEUSP
TEMA: A cidade, a Igreja e a escola: relações de poder entre maçons e presbiterianos em Sorocaba na segunda metade do século XIX
ORIENTADORA: Maria Lucia Spedo Hilsdorf
RESUMO: Na segunda metade do século XIX, entre os anos de 1870-1900, a cidade de Sorocaba começa a experimentar um acentuado processo de modernização articulada por agentes sociais que faziam parte do campo político sorocabano. Este período é caracterizado pela replanejamento do espaço urbano, fim da mão de obra escrava para a mão de obra assalariada, início do processo de industrialização e estabelecimento da República. Neste contexto histórico-social, várias instituições escolares faziam parte do campo educacional sorocabano, entre elas, a Escola Protestante de confissão de fé Presbiteriana. Segundo a perspectiva adotada neste trabalho, esta escola manteve relações de poder com vários campos sociais, pois sua proposta vinha ao encontro dos ideais modernizadores e republicanos postulados pela elite sorocabana, formada por maçons, comerciantes, industriais, negociantes, professores, intelectuais e outros, que via a educação como instrumento capaz de solidificar os seus ideais. Portanto, o objetivo deste trabalho é investigar como a proposta educacional protestante norteamericana de confissão presbiteriana (1876-1896) contribuiu com o processo de modernização da cidade de Sorocaba, para a configuração do campo religioso sorocabano e para a estruturação das relações de poder construídas por vários agentes sociais. Acentua-se, ainda, que o presbiterianismo em Sorocaba não somente disputou o campo religioso, mas também o educacional, e para tanto, posicionou-se politicamente (campo político) optando por legitimar os ideais de matriz republicano-maçônica
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FEUSP
TEMA: A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
ORIENTADORA: Marta Maria Chagas de Carvalho
RESUMO: Este estudo da figura de Horace Manley Lane leva em consideração as lutas de representações e a formação de rede de Escolas Americanas no Brasil entre os anos de 1885 e 1912. O objetivo é lançar luz sobre essa figura, cuja atuação foi marcada por disputas de poder no campo educacional protestante, e suas práticas educacionais e missionárias. Tradicionalmente, ele é conhecido como consultor da reforma do ensino público paulista, mas como veremos, sua atuação vai além das representações construídas na historiografia e no campo educacional brasileiro. Como educador, foi defensor do modelo educacional norte-americano, fazendo circular no Brasil elementos de uma pedagogia então moderna. Além disso, o trabalho discute o fato de que uma de suas propostas para disseminar a cultura e os valores do presbiterianismo norte-americano foi a criação de uma rede de escolas americanas. Nossa hipótese é que entre suas práticas como educador estava a organização de escolas, principalmente em cidades que contavam com o apoio de maçons, presbiterianos, republicanos e de pessoas ligadas a sua rede de relacionamentos, o que configura sua relação de poder com agentes sociais ligados à Maçonaria, à educação e ao presbiterianismo. Como educador organizou o Mackenzie College, primeira instituição particular de ensino superior no Brasil. Como missionário, não estava ligado ao campo presbiteriano brasileiro e nem frequentava uma igreja. Nessa condição, não atuava como os primeiros missionários norte-americanos de confissão de fé presbiteriana, através da evangelização direta, e sim, através da educação como forma de evangelização indireta. Como missionário e educador, construiu representações acerca do Brasil, da educação, da política e da catequese indígena que nos ajudam a compreender representações e práticas pouco conhecidas e pouco trabalhadas na historiografia e na perspectiva da história da educação. Como fundamentação teórica, utilizamos o conceito de representação em Roger Chartier, a categoria de lugar social, estratégia e tática de Michel de Certeau, o conceito de campo em Bourdieu, de sociedade de ideias de Bastian, de paradigma indiciário de Ginzburg, entre outros. A pesquisa faz uso de fontes primárias, tais como: relatórios educacionais produzidos por Horace Lane, Relatórios da Igreja Presbiteriana norte-americana, prospectos educacionais, relatórios de missionários, jornais, cartas e outros.
1) PÓS D0UTORADO REALIZADO NO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
TEMA: Elite maçônica e as escolas da Loja Sete de Setembro na revista A Maçonaria no Estado de São Paulo (1912-1932)
RESUMO: explora o caráter elitista da maçonaria, enfatizando o lugar da educação em seu ideário e prática como uma estratégia de distinção social e acumulação de capital de uso interno. Tomando como categoria de análise a noção de elite, elabora uma prosopografia de expoentes maçons entre 1912 e 1932, apontando a natureza e o volume dos capitais que perfazem um perfil comum, e examina, à luz da sociologia de Bourdieu, a proposta e a experiência das escolas da Loja Sete de Setembro, destinadas às crianças pobres, filhos de operários e estrangeiros. Os dados biográficos e as informações sobre a escola provêm da publicação A Maçonaria no Estado de São Paulo (1912-1932). Conclui-se que nas mais altas posições na hierarquia maçônica encontram-se detentores de significativos capitais econômicos, sociais, políticos, indicando haver homologia e reconversões entre os campos; que o empenho na instrução das classes subalternas respondia a exigências filantrópicas do grupo, revertendo em prestígio e distinção para promotores individuais e para a própria maçonaria.
SUPERVISOR: BRUNO BONTEMPI JR.
2) PÓS DOUTORADO REALIZADO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE SOROCABA
SUPERVISOR: Jefferson Carrielo do Carmo
TEMA: O uso do método prosopográfico em história da educação a partir da revista ‘A Maçonaria no Estado de São Paulo’ (1912-1932)
RESUMO: objetivo foi mostrar como podemos utilizar o método prosopográfico no campo da história da educação. Organizamos da seguinte forma: o primeiro item aborda o uso do método prosopográfico em relação aos estudos das elites. Neste tópico, também acentuamos a possibilidade da prosopografia para a análise das classes subalternas. O segundo, apresenta um breve balanço historiográfico sobre o uso do método prosopográfico no campo da história da educação e, finalmente, apresentamos um exemplo do uso do método aplicado à história da educação em que analisamos, a partir da revista ‘A Maçonaria no Estado de São Paulo’, o perfil biográfico de 20 maçons que exerceram atividades educacionais na esfera pública e privada. Demos também destaque a algumas instituições educacionais organizadas e dirigidas por esses educadores.
AVALIADOR DO MEC
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